Bolsa de PD em Fisiologia e Bioquímica de Parede Celular

Noticia
Bolsa de PD em Fisiologia e Bioquímica de Parede Celular
de 29/05/2019

Área de conhecimento = Botânica

Nº do processo FAPESP = 2014/50884-5

Título do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol

Área de atuação Fisiologia e bioquímica de Plantas

Quantidade de vagas = 1

Início: 01/Agosto/2019

Pesquisador principal Marcos S. Buckeridge

Unidade = Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP

Data limite para inscrições = 24 de junho de 2019

Publicação do selecionado = 30 junho de 2019

 

Localização = Rua do Matão 277 sala 126, cidade Universitária, São Paulo.

 

Email para inscrições = msbuck@usp.br

 

O candidato à vaga de PD selecionado desenvolverá pesquisas no Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas (LAFIECO) no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT do Bioetanol). A vaga exige uma sólida experiência em Bioquímica e Fisiologia de carboidratos e proteínas relacionadas a parede celular, bem como métodos de extração de polissacarídeos, análise de oligo- e monossacarídeos de carboidratos estruturais e não estruturais. O candidato deve possuir amplo conhecimento em métodos enzimáticos para glicosil hidrolases de plantas específicas de hemiceluloses, pectinas e celulose, bem como cromatografia liquida de alta performance com pulso amperométrico. É necessário também vivência em biologia molecular e proteômica voltadas à parede celular, plataformas analíticas para análise de dados e conhecimento aprofundado em estatística, desejável experiência com análises multivariadas e de redes. Experiência prévia com cana de açúcar e conhecimento de crescimento e desenvolvimento de espécies agrícolas são esperados. O candidato escolhido será responsável por investigar como a arquitetura da parede celular de cana de açúcar se relaciona com os processos de crescimento e desenvolvimento. Além disso, participará de outras atividades do grupo relacionadas ao INCT do Bioetanol. O candidato deverá disponibilidade para atividades de pesquisa no exterior por pelo menos um ano.

A posição é de dois anos, com possibilidade de extensão. O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado no valor de R $ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Os candidatos devem enviar currículo atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa contendo breve relato de sua experiência e uma carta de recomendação para o Prof. Marcos Buckeridge(msbuck@usp.br) até dia 24 de junho de 2019



Apoio